2. As questões relativas a essa área versarão, basicamente, sobre:
2.1 Informações sobre o desenvolvimento e temática dos estilos de época no Brasil, enfatizando os seguintes momentos:
2.1.1 Gregório de Matos Guerra: uma estética barroca revelando o mundo políticosocial
da Bahia, o nascimento de uma civilização conturbada e o processo de mestiçagem;
2.1.2 o grupo dos poetas mineiros e a estética neo-clássica. Ênfase sobre a lírica de Tomás Antônio Gonzaga. As contradições: o equilíbrio neo-clássico x paisagem e realidade sóciopolítico-cultural das Minas Gerais do séc. XVIII;
2.1.3 a paisagem, o homem e a sociedade brasileira segundo a ótica do Romantismo. As grandes vozes: Castro Alves, Gonçalves Dias e José de Alencar;
2.1.4 o realismo-naturalismo e o romance de tese no Brasil: Aloísio de Azevedo.
Um realista acima de estilos e épocas: Machado de Assis. O romance de indagação
sobre a condição humana;
2.1.5 uma aproximação entre poesia, música e cor: o simbolismo.
A poesia da sugestão e do símbolo. Ênfase sobre Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens;
2.1.6 uma revolução na temática e no discurso literário no Brasil: o Modernismo. A importância da Semana de Arte Moderna. Algumas figuras exponenciais do modernismo: Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Manoel Bandeira, Cecília Meireles, Graciliano Ramos, Jorge Amado, José Lins do Rego, Guimarães Rosa, Clarice Lispector. A literatura pós-64: a década de 70. J. J. Veiga, Moacir Scliar, Inácio Loyola Brandão, Antônio Callado.
2.2 Interpretação e análise crítico-estilística das obras a seguir indicadas. Em relação a esse item, fazemse as seguintes observações:
2.2.1 a prova exigirá leitura integral dos textos indicados, vez que as questões, embora baseadas em fragmentos ali transcritos, ultrapassarão o contido em tais fragmentos;
2.2.2 foram escolhidas obras clássicas, antológicas, representativas de contextos estético-estilísticos e político-culturais dos séculos XIX e XX;
2.2.3 foram evitadas obras anteriores ao século XIX, pelo distanciamento do contexto histórico-cultural em relação ao aluno da Escola Média;
2.2.4 entende-se que o candidato tenha experiência de leitura de poemas e, embora não sejam indicadas obras poéticas, poemas inteiros ou fragmentos poderão ser utilizados na prova;
2.2.5 a inclusão de escritores baianos que trabalham a temática da civilização do cacau corresponde à natural identidade desta Universidade, e está expressa em sua própria concepção e em sua política de ensino, pesquisa e extensão.
OBRAS LITERÁRIAS
DIAS, Gonçalves I Juca Pirama
ASSIS, Machado de Papéis avulsos
BARRETO, Lima Recordações do escrivão Isaías Caminha
ANDRADE, Mário de
Amar, verbo intransitivo
MATTOS, Cyro de O conto em 25 baianos
ROSA, Guimarães Primeiras histórias
SANT ANNA, Sérgio
Senhorita Simpson
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