1. Estrutura da língua e produção de texto.
A UESC procura selecionar para os seus cursos o aluno capaz de dizer o que sente, pensa e sabe. Para isso, a prova de Língua Portuguesa espera que o candidato tenha condições de organizar as idéias, estabelecer relações, compreender e interpretar dados e fatos, elaborar hipóteses explicativas, sintetizar e concluir.
Os fatos relativos à estrutura da língua serão cobrados de forma bastante objetiva.
Buscar-se-á sempre verificar a capacidade de usar as regras em situações concretas e significativas nas diversas modalidades linguísticas.Em suma, a prova dará relevância à competência linguística voltada para o bom desempenho escrito e oral, a partir de contextualizações.
A redação será um instrumento de avaliação da capacidade de o candidato escrever o
que pensa, ou expressar por escrito o seu pensamento, de demonstrar habilidades consideradas necessárias para o bom desempenho nas diversas áreas em que a UESC atua. Por isso, serão oferecidos dois temas, a fim de que o candidato tenha condições de escolher aquele sobre o qual possa revelar mais conhecimentos e maiores informações.
Quanto aos critérios para a avaliação da redação, há de se verificar a coesão, a coerência
e a adequação aos padrões da língua culta, ao tema proposto, à modalidade do texto
solicitado. Para um bom desempenho da prova, espera-se que o candidato saiba:
1.1 LER, compreender e interpretar textos literários e não-literários em português, nos diversos níveis de linguagem;
1.2 ESCREVER textos coesos, coerentes e bem organizados, com formalismo adequado ao interlocutor e ao tema;
1.3 PERCEBER as diversas modalidades linguísticas que refletem as diferenças sociais e ideológicas; 1.4 RECONHECER o papel dos diversos recursos linguísticos na área da gramática (morfologia, sintaxe, fonologia), da estilística e da significação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário