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quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Química

1. Linguagem química: uso de símbolos, gráficos e tabelas.
2. Matéria constituição e propriedades: propriedades da matéria: densidade, temperaturas de fusão e de ebulição, solubilidade; processos usuais de separação: filtração, decantação e destilação.
3. A natureza atômica da matéria: partículas subatômicas (prótons, nêutrons e elétrons); elementos químicos; números atômico e de massa; isotopia; modelos atômicos de Dalton, Rutheford e Rutheford-Bohr.
4. Classificação periódica dos elementos: classificação e propriedades periódicas
dos elementos (raio atômico, energia de ionização e afinidade eletrônica) e correlação
entre essas propriedades na tabela periódica. A tabela periódica deverá ser entendida como uma sistematização das propriedades dos elementos.
5. Grandezas químicas: massa atômica; quantidade de matéria (mol); constante de Avogadro; massa molar; volume molar.
6. Ligações químicas: propriedades dos compostos iônicos, moleculares e metálicos; ligação iônica, covalente e metálica; geometria molecular, eletronegatividade e polaridade; interações intermoleculares (dipolo instantâneo-dipolo induzido; dipolo-dipolo e ligações de hidrogênio). O tema ligações químicas deverá restringir-se à teoria de Lewis.
7. Funções da química inorgânica: ácidos e bases (conceito de Arrhenius e de Bronsted-Lowry), sais e óxidos; classificação dos compostos inorgânicos a partir de propriedades e de dados experimentais; reação de neutralização; reação com metais; ação frente aos indicadores.
8. Soluções: solubilidade e coeficiente de solubilidade; classificação quanto à fase de agregação; soluções aquosas; unidades de concentração (percentagem, mg/L, g/L, mol/L); diluição de soluções aquosas; propriedades coligativas (aspectos qualitativos).
9. Reações químicas: conceito; representação; leis ponderais (conservação de massa, proporções definidas e volumétricas); estequiometria; transferência de elétrons nas reações químicas (óxido-redução): Número de oxidação e reações de óxido-redução; balanceamento de equações; utilização da tabela de potenciais de óxido-redução; pilhas; eletrólise (aspectos qualitativos). Os nomes e fórmulas químicas das substâncias deverão restringir-se às mais comuns e as equações às mais usuais. Os cálculos estequiométricos devem ser elementares, envolvendo grandezas como massa, volume, massa molar, quantidade de matéria, entalpia e cálculos simples de concentração de soluções. É importante, também, que o aluno saiba descrever procedimentos experimentais simples, como separação de misturas, titulação, preparo de soluções, bem como identificar o nome dos instrumentos utilizados.
10. Estudo geral dos gases: teoria cinético-molecular e leis das transformações gasosas.
11. Cinética química: colisões moleculares e energia de ativação; fatores que influenciam na velocidade das reações (estado de agregação, concentração dos reagentes, temperatura e pressão do sistema, superfície específica dos reagentes e adição de
catalisadores).
12. Energia nas reações químicas: reações exotérmicas e endotérmicas; princípio da conservação da energia; lei de Hess; energia de ligação; diagramas de energia.
13. Equilíbrio químico: sistemas em equilíbrio; constante de equilíbrio; princípio de Le Chatelier; equilíbrio ácido-base; pH de soluções aquosas; hidrólise de sais; solubilidade e constante de solubilidade.
14. Radioatividade: reação nuclear; radiações (fontes e tipos); aplicações; efeitos biológicos.
15. Química e o ambiente: chuvas ácidas; efeito estufa; camada do ozônio,
poluição dos solos e das águas.
16. Compostos Orgânicos: características gerais; fórmulas estruturais; reconhecimento por grupo funcional das principais classes de compostos (hidrocarbonetos, álcoois, éteres, haletos de alquila, fenóis, aldeídos, cetonas, aminas, ácidos carboxílicos, ésteres e amidas); propriedades físicas: variação na solubilidade e nas temperaturas de fusão e ebulição de substâncias orgânicas, causadas por aumento de cadeia carbônica e pela presença de ramificações; fórmulas estruturais e nomes oficiais de compostos orgânicos simples contendo apenas um grupo funcional; química orgânica no cotidiano (petróleo,
gás natural e biodiesel): origem, ocorrência e composição; petróleo: destilação, principais
frações, propriedades e usos; combustão dos derivados do petróleo (implicações ambientais); etanol produção por fermentação de açúcares, utilização como combustíveis (implicações ambientais); triglicerídeos óleos e gorduras; sabões e detergentes: obtenção, propriedades e usos; macromoléculas polímeros naturais (carboidratos e proteínas; estrutura e propriedades); polímeros sintéticos (polietileno, poliestireno, PVC, teflon, poliéster e poliamida); estrutura, propriedades, produção e uso, reciclagem e implicações ambientais. Salienta-se que no estudo da química orgânica é importante identificar fórmulas estruturais e estabelecer correlação entre estrutura e propriedades físicas. No caso de isomeria, por exemplo, será priorizado o reconhecimento da diferença entre as moléculas, interpretar, ou prever em casos simples, as diferenças de propriedades decorrentes desses tipos de isomeria.
Espera-se que o candidato, como cidadão, compreenda as transformações químicas que ocorrem no mundo físico e suas implicações sociais, econômicas, ambientais e culturais, bem como perceba a química como ciência, fruto da construção humana.

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